Bruschetta


Ingredientes para 4 porções:
- 3 tomates (1 ½ chávena)
-
¼ colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de manjericão picado na altura
- 2 colheres de sopa de alho picado
- 1 colher de sopa de queijo parmesão
- 2 colheres de chá de tomate seco marinado
- uma pitada de salsa seca
- 2 colheres de chá de azeite extra-virgem
- 1 colher de chá de vinagre balsâmico
- 9 a 10 fatias de pão (ciabatta ou baguete pequena)

Preparação:
Colocar os tomates cortados com o manjericão, alho, tomate seco, azeite, vinagre e sal numa taça. Cobrir e deixar repousar durante 1 hora. Na altura de servir, pré-aquecer o forno a 230ºC. Misture o queijo parmesão com a salsa seca numa taça pequena. Coloque as fatias de pão numa travessa de levar ao forno. Espalhar um pouco da mistura de parmesão com a salsa sobre as fatias e assar durante 5 minutos ou até o pão ficar dourado. Escoe o líquido do preparado de tomates e sirva à parte das fatias de pão gratinadas. Assim, o pão mantém-se sempre estaladiço.

9 comentários

Mocho Falante disse...

Hummmmm adoro

Tirando o parmesão está tutti perfeito

Clara Duarte disse...

Eu uso Emmental, porque prefiro. O parmesão tem um sabor forte e nem eu nem o meu marido apreciamos, mas a receita original é com parmesão. Para quem gosta, pode também colocar queijo de cabra por cima e levar ao forno para derreter, ou usar provolone, mozzarella de búfala... Enfim, conforme a preferência. Também esfrego as fatias de pão com muito alho, coisa que esta receita não refere.

guida disse...

Que belas dicas!... Muito bem...
Obrigada pela visita que fez ao meu cantinho. Eu prometo voltar, porque estas receitas pareceram-me muito bem!
Beijinhos

Unknown disse...

Boa tarde
Conhece a Salicórnia da Salina Eiras Largas da Figueira da Foz, em Portugal?
Uma planta halófita que dá para substituir o sal nalguns pratos, como por exemplo nas Saladas.
À venda na loja do AgriCabaz em Coimbra. Envio pelo correio.
http://agricabaz.blogspot.com/
agricabaz@gmail.com
Obrigada

Unknown disse...

Água na boca!

clau.saldanha76 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
clau.saldanha76 disse...

Voltei aqui pra dizer que fiz domingo as bruschettas e foi um arraso! Servi com caipiroska Absolut de frutas vermelhas e ficou delicioso, perfect combinantion, leve e gostoso.Obrigada!

Tatiane de Figueiredo disse...

Oi Clara... gostei do seu blog. Eu já fiz Brusqueta com Abobrinha e Cenoura raladas, mas essa sua tá mara.
Bem, eu to começando hoje a publicar as minhas façanhas na cozinha. Não sou Cheff, mas tenho boa vontade.
Vou deixar meu blog pra vc passar por lá e a gente poder trocar figurinhas.
Abraços

http://figueiredocheff.blogspot.com/

Clara Duarte disse...

Muito obrigada, Tatiane :) O blog tem estado paradinho, mas fico contente por ver que ainda faz muitos visitantes felizes :)
Um beijinho
Clara

Com tecnologia do Blogger.