Azeite na sopa

A Cláudia colocou uma questão interessante. Quando adicionar o azeite à sopa, se no início ou no fim e porquê.

A minha mãe, a chef cá de casa, esclareceu-me que se coloca o fio de azeite no final da feitura da sopa para dar sabor. Não ferver o azeite faz com que o sabor seja mais intenso, daí adicionar-se no fim.

Faz sentido, pois claro! É sempre a aprender... ;)

6 comentários

Xica disse...

Lá em casa, por vezes, colocamos um pouco no ínicio e depois, mesmo antes de a servir, mais um pouco. A minha mãe diz q somos autênticos morcegos-bebemos azeite ;P
Beijitos.

Clara Duarte disse...

A minha mãe usa no início e no fim também, mas a do fim é já quando está pronta, para dar mais sabor. Esse fio final não se deixa ferver para não dissipar o aroma.

Anónimo disse...

Sou estudante de nutrição e quero dizer a todos que o ideal é colocar no fim, não só pela preservação do sabor bem como a fim de evitar a sua degradação por parte da temperatura. As gorduras insaturadas têm a particularidade de se alterarem e passam a saturadas quando submetidas a altas temperaturas. Assim, optem sim sempre pelo azeite porque é a gordura mais saudável mas não o cozam para não alterarem a sua composição e não deixarem que ele prejudique a vossa saúde.

Clara Duarte disse...

As gorduras do azeite só degradam a partir dos 210ºC, logo, essa questão não se coloca no caso da sopa.

Unknown disse...

Olá pessoal,
Estou postando aqui para recomendar a vocês um azeite unico no mercado. Com versôes monovarietais, extra virgem, orgânico e certificação Kosher Agudath Israel.
Vendemos em varias lojas e supermercados e também entregamos em quaquer região do Brasil
Dêem uma olhada no site:
http://www.eusoupremium.com.br
email:
atendimento@eusoupremium.com.br

Obrigado.

Catarina Rola disse...

É um facto que o azeite atribui um paladar único a qualquer sopa tradicional. Conquanto que utilizado em moderação e preferencialmente no final tal como aqui já foi referido. O azeite, e chamo a atenção para este facto, não são todas as gorduras, t~em tal como disse a Carla e muito bem, um ponto de ebulição entre os 260 e 350 graus, o que nos leva a pensar que pode ser utilizado na sopa sem problema visto esta não atingir tais temperaturas. Errado. A elevação da temperatura não é estática e além de ser influenciada pelo tipo de material com o qual está a cozinhar (tipo de metal)é enormemente afectada pela pressão. Em suma, dada à junção de vários factores a temperatura pode ser atingida e o azeite degradado.

Catarina Rola_Dietética e Nutrição

Com tecnologia do Blogger.